Proposta Pedagógica

Na hora de escolher uma escola, muitos pais enfrentam questões comuns ao que se refere à educação de seus filhos. Estrutura das salas, metodologia de ensino, o quadro de professores e resultados, estão entre os principais diferenciais. Justamente as características que tornaram o Colégio Atlântico referência de ensino em Macaé. Aliado a um sistema de ensino forte (SISTEMA ETAPA), a uma excelência profissional e a sua infraestrutura moderna com projeto pedagógico inovador, a instituição vem aumentando ainda mais a qualidade do seu ensino e o reconhecimento na área.

O resultado foi conquistado pensando principalmente em unir um ensino de qualidade com os desejos dos pais que buscam uma escola completa. “ Todos os nossos pilares foram pensados com essa proposta e o resultado vem sendo reconhecido a cada ano por pais e alunos”, destacou o diretor do colégio, Henrique Pontes.

Seu projeto pedagógico inovador é outro diferencial entre as instituições da região. Ele é composto por 3 provas semanais, simulados bimestrais para alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental I até o 2º ano do Ensino Médio e também simulados e avaliações semanais para os alunos do 3º ano e Pré - Vestibular. Monitoria para o Ensino Médio, aulas de apoio para o Ensino Fundamental, aulas de Ciências dividida em: Física, Química e Biologia, a partir do 6º ano (professores com formação específica atuando em cada disciplina).

A disciplina de Língua Portuguesa é dividida em: Gramática, Literatura e Redação, Matemática em: Álgebra, Geometria e Raciocínio Lógico, aulas regulares de Inglês, Filosofia, Sociologia, Atualidades, Artes, Educação Física e Informática Educativa. E ainda, possuímos Coordenações por segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, além de Orientador Educacional para atender aos pais e alunos.

A Alfabetização (1º ano) utiliza o método fônico, concomitante ao Sistema Etapa. Já a Educação Infantil é baseada na abordagem Reggio Emilia. Uma das melhores filosofias educacionais do mundo para este segmento. Apostilas do Sistema Etapa também são utilizadas. No Projeto Bilíngue, a disciplina de Inglês é ministrada de uma forma descontraída, dinâmica e intensiva.

Outro ponto destacado é a promoção da integração da escola com a família. O Colégio Atlântico incentiva seus alunos à participação em Olimpíadas Brasileiras, Feiras de Ciências, Projetos Culturais, Ambientais, Científicos e Gincanas Culturais, promovendo assim a integração com a comunidade escolar e familiar.