PRAIA DO PECADO

AEROPORTO

(22) 2021-3464 / (22) 99989-2024

CICLO DE APRENDIZAGEM

Como funciona o ciclo de aprendizagem de um aluno

O ciclo de aprendizado esta dividido em 3 fases, entender, aprender e fixar e é muito importante compreender a diferença entre ENTENDER E APRENDER.

a) A primeira fase é na sala de aula, o aluno ENTENDE o que o professor ensinou em sala. Esse entendimento vai para a memória de curto prazo (dura apenas algumas horas).

b) Na segunda fase, o aluno deve APRENDER o que entendeu em sala de aula, isto é, estudar sozinho, escrever resumos, fazer os exercícios, fazer esquemas gráficos, desenhos, etc.. É o estudo solitário após a aula que o aluno vai realmente APRENDER o que ele entendeu. A repetição é a mãe do aprendizado.

c) A terceira fase é quando o aluno dorme, é o momento de fixar o que foi aprendido. Essas informações, sairão da memória de curto prazo (sistema límbico), e serão copiadas para a memória de longo prazo (córtex), mas somente o que foi APRENDIDO (segunda fase). Quando dormimos estamos reestruturando nossas redes sinápticas.

O ciclo entender, aprender e fixar obedece a um ritmo circadiano, inicia e encerra em 24 horas. Por isso que aula assistida hoje é aula estudada hoje, antes de dormir. A matéria aprendida durante a noite é copiada da memória de curto prazo para a memória de longo prazo , isto é, a informação se transformou em conhecimento. A matéria que não foi aprendida, somente entendida, vai ser apagada da memória de curto prazo. O aluno quando dorme e tudo que esta na sua memória de curto prazo e que não foi aprendida é apagado (como se fosse a memória principal do computador). Todo professor deveria perder um tempo de 50 minutos e ensinar seu aluno a estudar. Ensinar seu aluno a aprender a estudar sozinho. Vou dar algumas dicas de como o aluno deve estudar para um melhor entendimento e aprendizado. Existem várias estratégias cognitivas e metacognitivas para o aluno aprender melhor.

Tour 360

Faça um tour virtual por todo colégio.

• Repetição por escrita ou fala. O aluno fica repetindo alto ou escrevendo a mesma coisa até memorizar o pretendido.

• Resumos. O aluno faz uma síntese , um resumo do que está estudando, para ficar sempre lendo somente o resumo.

• Palavras chaves. Escreve as palavras chaves de um texto e fala tudo que sabe sobre aquela palavra.

• Mapa Mental. Diagramas. Fazer esquemas, elaborar diagramas com relação entre conceitos.

• Tópicos. Dividir um texto, uma matéria em vários tópicos.

• Imagens. Criar imagens para texto. Tentar formar figuras mentais em relação a um texto. Montar uma história visual na sua cabeça ajuda a entender o conteúdo.

• Releitura. Reestudar o conteúdo após uma leitura inicial. Ler, reler e colocar em prática, até aprender a matéria.

• Interrogatório elaborativo. Explicar o porquê de uma foto ou raciocínio. Estimula o estudante a estabelecer conexão entre informações, criando um sentido para o que está sendo aprendido. Sempre que um aluno finalizar um tópico, ele deve explicar em voz alta um resumo do que acabou de estudar.

• Prática intercalada. Estudar diferentes tópicos da mesma matéria e mesclar disciplinas menos complexas com outras mais complexas.

Ex.: Mesclar história com matemática, ciências com geografia. Cada estudante sabe o que é complexo e fácil pra ele. Ou intercalar disciplinas da área de exatas, com humanas e biomédicas.

• Pratica distribuída. Esse é o tópico mais importante. Distribuir um determinado conteúdo a ser estudado ao longo do tempo. Quanto mais revisão melhor. O ideal é estudar um determinado conteúdo no mesmo dia que a aula for dada.

• Planejamento. Estabelecer metas para o estudo. Fazer um planejamento e executá-lo. Saber que na segunda-feira das 16h as 17h vai estudar sobre a floresta Amazônia , das 17h às 18h30min vai estudar ecologia , das 18h30min às 20h30min vai estudar equação. 20h30min jantar, 21h30min ler resumo sobre a ERA VARGAS por exemplo.

• Monitoramento. Verificar se o estudo está dando certo. Se as metas estão sendo cumpridas. Verificar se a forma que você está estudando está surgindo efeito.

• Autorregulação. Ajustar as ações inadequadas para atingir as metas. Ajustar a velocidade da leitura. Revisar. Afastar distratções (celular, redes sociais , TV etc). Retornar à atenção e do foco.